sábado, 2 de abril de 2011

"Entre os muros da escola": Um filme realista


O filme dirigido pelo cineasta francês Laurent Cantet é baseado no livro de François Bégaudeau (que interpreta a si próprio no filme, François Martin) e mostra a realidade das escolas públicas, os conflitos na relação dos alunos entre si e com o professores e a dificuldade nos estudos. O filme relata principalmente a relação conturbada do professor de francês François Martin com uma turma problemática da 7ª série de uma escola de ensino médio localizada em um bairro pobre da França, que possui alunos adolescentes de diversas origens. Grande parte do filme mostra as desavenças e a agressividade dos alunos entre si e principalmente com o professor Martin, e de seu esforço de tentar compreender seus alunos e ajudá-los a aprender a matéria- o que nem sempre era bem sucedido. A trama mostra os momentos em que ele próprio saía do controle e agia de maneira errada com os alunos.
O filme é o retrato dos problemas de muitas escolas ao redor do mundo, e tem como ponto positivo o fato de não apenas mostrar os problemas e conflitos, mas também mostrar o empenho do professor em ajudar seus alunos mesmo não recebendo colaboração de toda a turma. Apesar de grande parte dos alunos serem problemáticos, como o agressivo aluno Souleymane, o filme mostra que também existem alunos esforçados, como o asiático Wey, que tem os pais imigrantes na França.
"Entre os muros da escola" é um ótimo filme que não se preocupa em censurar a realidade. Recebeu ótimas críticas pela forma de filmagem, que faz parece um documentário, colocando-os dentro da sala de aula, e também pelo faro de todos os alunos do filme serem realmente alunos, e não atores. Tudo isso tornou o filme mais interessante e realista.

Resenha produzida pelos Alunos: Deborah Sampaio, Fernanda Albuquerque, Raissa Munt, e Henrique Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário